História    Sedes    Projetos    Feiras    2006    Voluntários    Contato   
  Comissão    Programa    Grupos    Escola    Artesanato    Livro    Patrocínio    Fo t o s   

Festival Internacional de Folclore
de Nova Prata

nona edição

Grupos Participantes


PAÍS: : Coréia do Sul
GRUPO: Hata – Korean Percussion Team
LOCAL: Daegu
DIRETOR: Park C. H.
INTEGRANTES:

O Grupo foi fundado em 1995 na cidade de Daegu – Coréia do Sul, com o objetivo de expressar as formas de percussão tradicional da Coréia do Sul.

Especializada em trabalhos com quatro tambores, com tradição de movimentos corporais. A companhia além do trabalho tradicional também produz novos trabalhos e experimentos ocasionando uma fusão do folclórico com o atual.

Hata significa Sol e Lua, símbolos do Budismo na região de Daegu.

A companhia já este atuando não somente na Coréia do Sul, mas também na Alemanha, Oriente Médio, China, Japão, Turquia, USA criando uma experiência inesquecível para as mentes de seus expectadores.

Possuem um programa de músicas totalizando 60 minutos, com músicas tradicionais de províncias coreanas e ritmos exorcistas com forte impacto através dos tambores.



Grupo da Coréia do Sul

PAÍS: Niue - Nova Zelândia
GRUPO: Tau Fuata Niue Dance Group
CIDADE: Wellington – Nova Zelândia
DIRETOR: Sene Falakoa
INTEGRANTES: 12

De Wellington, pela primeira vez a América Latina receberá a cultura do povo Niue, unicamente masculina, com danças que mostram o dia a dia da vida desta ilha do Pacífico, como a dança dos guerreiros, rituais, etc.

O grupo foi sucesso em eventos na Austrália, China e Nova Zelândia.



Grupo de Niue

PAÍS: Peru
GRUPO: Centro de Investigação e Difusão de Arte Nativa Mi Peru
LOCAL:
DIRETOR: Anita Zapata Flores e Martin Arauco Paredes
INTEGRANTES:

Peru é um país cultural, Multietnico, conta com mais de 50 sociedades que compõe a comunidade nacional de Idiomas, Línguas, Costumes, Culturas.

Aspirações distintas se encontram na amplitude deste país.

As três grandes regiões peruanas: Serra, Selva e Costa possuem características próprias, costumes singulares alimentados pelo mesmo sangue e ideais comuns.

O folclore é a imagem do povo que não se pode negar.

A força do trabalho artístico do elenco de musicas e danças tradicionais e primitivas é surpreendente.

O Centro de Investigação e Difusão de Arte Nativa Mi Peru (CIDAN MI Peru) é uma instituição cultural privada sem fins lucrativos, fundada em 15 de novembro de 1985, possuem um repertorio seleto de dança, musica dedicado à preservação e divulgação da cultura peruana.

É uma instituição pioneira em mostrar espetáculos do legado histórico do povo Inca.

Em seus 20 anos de trajetória percorreram todo Peru, América do Sul, Europa é a primeira vez que vem ao Brasil.

O grupo é dirigido pela professora Anita Zapata Flores com trajetória artística premiada e reconhecida na América Latina e Europa, a direção artística esta a cargo de Martin Arauco Paredes com 28 anos de trajetória artística.


Grupo do Peru

PAÍS: Portugal
GRUPO: Grupo de Danças e Cantares de Perre
LOCAL: Viana do Castelo
DIRETOR: Manuel Arieira
INTEGRANTES: 35

O concelho de Viana do Castelo é terra de seculares tradições agrícolas, de festejos e romarias que sempre animaram esta encantadora região, incutindo na população o hábito das danças e dos cantares, facto que contribui para o crescimento e multiplicação desta semente cultural traduzida numa expressão popular: o folclore.

Assim em 1985 com o intuito de dar a conhecer os usos e costumes deste povo, num respeito integral dos mais elementares princípios sociais e culturais nasce o Grupo de Danças e Cantares de Perre, um dos grandes defensores e promotor dos valores culturais da área geográfica que representa.

Desde então, com o ânimo cada dia renovado, nunca parou desdobrando-se em trabalhos de investigação e recolha, a par das brilhantes representações em festas, romarias e festivais de folclore entre outros convívios. O seu dinamismo e qualidade ganhou prestígio crescente, percorrendo o país de lés-a-lés, e assegurou por várias vezes a sua presença no estrangeiro.



Grupo de Portugal

PAÍS: Sérvia e Montenegro
GRUPO: KUD “Dimitrije Tucovic”
LOCAL: Beogrado
DIRETOR: Buncic Dejan
INTEGRANTES: 30

A associação foi criada no ano de 1978, com a junção dos grupos culturais de maior destaque da capital Beogrado, neste curto espaço de existência o grupo recebeu vários, troféus, tendo sido nove vezes campeão nacional. Além da vários prêmios em paises europeus e árabes, como a França, Itália, Egito, Tunísia, etc.

Para o Brasil o grupo não virá para competir e sim trazer toda a magnitude do folclore Sérvio, através de canções, músicas e danças, com forte presença cigana e árabe.

Por ocasião de sua visita aos Estados Unidos ao Cornegie Hall de Nova Iorque um critico do New York Times comentou em sua coluna:

“É fascinante a maneira de como estes jovens artistas fazem um espetáculo tão atraente”

Hoje a associação é composta de mais de 350 integrantes, divididos entre 15 grupos diferentes.

O trabalho do grupo é composto por mais de 30 danças de4 todas as regiões da Sérvia, todas originais ou elaboradas para o palco.

Alguns dos integrantes do grupo são hoje grande escritores, músicos, atores e artistas da Sérvia.



Grupo de Sérvia e Montenegro

PAÍS: Taiwan
Solista: Luo Chao-yun
INTEGRANTES: 1

Famosa solista de Taiwan, que toca um instrumento típico de cordas chinês, denominado Pipa, constantemente coopera com outras orquestras de outros paises visando grandes concertos.

Seu programa é composto de músicas clássicas chinesas, uma vez que Taiwan é considerada território chinês, fato não reconhecido pelo governo desta ilha.

A solista é docente do Departamento de Música Universidade Nacional de Educação Hsin-Chu de Taiwan.

É ganhadora de inúmeros prêmios, já esteve atuando na China, Malásia, Cingapura, Portugal, Paquistão, Nepal, Costa Rica, USA, Itália, etc.

Suas atuações foram transmitidas por diversas emissoras de TV e Rádio no Mundo inteiro, como por exemplo, a especial das Olimpíadas de 2008 da TV Central de Pequim, Radio China Internacional e foi matéria de importantes jornais do mundo com o The independent dos EUA e La Nacion da Costa Rica, etc.



Solista de Taiwan

PAÍS: Venezuela
GRUPO: Grupo Autóctono
LOCAL:
DIRETOR:
INTEGRANTES:

O Grupo Autóctono faz um maravilhoso passeio pela geografia musical da Venezuela, mostrando em seu esplendor a grandeza e graça das expressões folclóricas que formam o encanto de nossos povos e sua identidade, através da música, cantos e danças e que transformam em realidade o ditado "Venezuela é um país para querer".


Grupo da Venezuela

PAÍS: BRASIL
GRUPO: BAILADO GAÚCHO
LOCAL: NOVA PRATA – RIO GRANDE DO SUL
PRESIDENTE: Gustavo Bodanese Prates
INTEGRANTES: 30
Desde 20 de setembro de 1992, o Bailado Gaúcho – Folclore, Arte e Danças pesquisa, interpreta e divulga o folclore brasileiro em seus mais variados aspectos e nuances, traduzindo a multiplicidade cultural de um país formado por diferentes etnias, ritmos e cores. As coreografias tradicionais e as indumentárias autênticas de cada região do Brasil recebem uma nova dinâmica e teatralidade, projetando para os dias atuais diversos momentos históricos nacionais.
O grupo conta com destacadas participações em eventos e Festivais Internacionais de Folclore no Brasil, Argentina, Paraguai, Itália, Chile, México e Rússia (durante as comemorações dos 850 anos de Moscou).
É o idealizador e realizador de vários eventos em sua cidade, em que se destaca, principalmente, o Festival Internacional de Folclore de Nova Prata. Em reconhecimento ao trabalho em prol da cultura e da divulgação de Nova Prata, o Bailado Gaúcho recebeu, no ano de 2002, em seu décimo aniversário, da Prefeitura Municipal, a Declaração de Utilidade Pública.


Grupo do Brasil